terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Bananadina


         Um veículo Ford Cinza estaciona lentamente ao lado do frondoso pé de aroeira periquita, vidros escuros, lataria malcuidada com amassados e sujeiras bem presentes. Saem uma mulher de longos cabelos negros e vestes puídas.
         Segue uma criança sonolenta. Sua roupa esta toda embarreada e carrega em uma das mãos uma sacola, bem cheia, com frutas. Bananas. A sacola esta rasgando em alguns pontos e a senhora adverte bruscamente:
- Põem a mão por baixo que senão vai espalhar tudo pelo chão!
O motorista desembarca demonstrando tensão. Abre o porta-malas traseiro e alcança mais algumas sacolas lotadas com pencas e pencas do produto. Um cacho em fase de maturação vai ao ombro. No momento em que busca mais alguma coisa, no escuro, tateando o porta-malas mal iluminado, todos param.
Agentes armados saem de vários locais, os três cercados e recebendo voz de prisão.
Chega uma viatura e estaciona ao lado do local onde a família apavorada rende-se ao cerco brutal e intransponível. Descem da viatura. Mais agentes.
As sacolas são confiscadas e os adultos algemados.
-Pegamos um belo carregamento do produto.
-Meu pai... São agricultores moço, eu não sou traficante, nunca nem fumei, não sei nada dessas modas novas, não me prende não, minha família...
O homem detido, ainda mais apavorado, mas, tentando mostrar algum controle para segurar o choro da mulher e do filho, tenta argumentos.
-Nem me vem com frescura, vocês conhecem a lei, cultivo transporte e processamento estão proibidos. O uso tradicional na alimentação esta suspenso há dez anos. Malditos traficantes. A descoberta desta tal de “bananadina” por parte de crápulas como vocês... Nem vou argumentar com vagabundo.
A truculência do chefe da equipe demonstrada com gestos bruscos, empurrões; não falava, gritava:
-Chamem o Conselho Tutelar para levar o garoto. Quero dar uma trabalhada nestes dois.
O choro aumenta. O semblante do algemado passa a demonstrar sentimentos com raiva e desprezo.
-Por que os seus homens não param de devorar o produto e meus filhos não podem, seus cachorr... Um violento chute interrompe o discurso.
Saraivada de murros e chutes.
A criança desmaia e bate a cabeça na calçada. Ninguém liga. Nem mesmo a mãe, que, quase em estado de choque, grita ofensas e urra desesperada.
O produto já esta quase todo “destruído” pelos agentes. O comandante limpa o sangue das mãos, pega uma penca bem madurinha e adverte sua equipe:
-Guardem bem as cascas. Não podemos perder os indícios.
O homem e a mulher são recolhidos na viatura. Ela também apanhou bastante.
-E a criança?
-O Conselho Tutelar foi avisado. Deixa aí mesmo e eles que venham recolher.
-Meu turno esta terminando e eu quero passar a noite de Natal com minha família. Se não fosse de ultima hora esta apreensão teríamos torta de bananas.
Gargalhadas gerais e todos embarcam nas viaturas.
A criança, ainda desacordada, segue jogada na calçada. Na cabeça marcas rubras.
O rubro se espalha.
25-12-2198
Esta tudo consumado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário